Acervo Movimentos Sociais no Campo

Origem

O Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo (NMSPP) foi criado em 1997 e se consolidou como um centro de documentação a partir de 2003.

O trabalho do Núcleo tem sido marcado pelo esforço de valorizar, resgatar e preservar a memória social das lutas no campo em todos os seus suportes físicos e virtuais, fundamentais para dar prosseguimento à produção de conhecimento. Tem sido uma importante fonte de apoio para pesquisas para profissionais e estudantes de diversas instituições, que o têm procurado em busca de fontes documentais e bibliográficas para suas investigações.

Acervo

O NMSPP reúne em seu acervo material bibliográfico e documental sobre movimentos sociais; dimensões políticas da ação dos setores empresariais rurais ou ligadas ao agronegócio; ações do Estado e políticas públicas; Igreja; organizações não governamentais etc.

Condições e dinâmica

O acervo é dinâmico e está em constante crescimento. A proveniência do material é bastante diversificada. Os períodos e as condições de acumulação e preservação são igualmente distintos. Os motivos e justificativas que originaram as pesquisas e a junção de documentos, por parte de cada um dos doadores do material que hoje constitui o acervo do Núcleo tão pouco assemelham-se quando observa-se o universo documental e os níveis de organização em que se encontrava cada coleção quando da doação. Se antes das doações os documentos serviam de subsídio para análises de conjuntura para os movimentos sociais, para elaboração de propostas de atuação política ou ainda como fontes de ações variadas, sua entrada no Núcleo deu-lhes novas funções: tornaram-se fontes de pesquisa.

Coordenação Geral

Leonilde Servolo de Medeiros